...
builderall

Assista agora

Este livro relata uma pequena parte da história de vida de Maria Rosa Ferreira, que deu origem à Morena Rosa. Maria Rosa nasceu em uma fazenda localizada nas proximidades da cidade de Esmeralda/RS, onde trabalhadores negros eram mantidos como escravos mesmo após a lei que aboliu o trabalho escravo no Brasil.

Acredita-se que, na época da fuga da fazenda em Esmeralda, a menina negra encontrada em Cacique Doble/RS por um indígena tenha percorrido cerca de 15 quilômetros, distância que epara as duas cidades, a pé e sozinha, aos 4 anos de
idade. Maria Rosa foi registrada civilmente como nascida na cidade de Cacique Doble, filha dos pais indígenas que a acolheram, e a sua data de nascimento consta como sendo 06/09/1912, mas os familiares acreditam que o ano de nascimento é anterior a este.

Durante a realização do projeto e a primeira edição deste livro (abril de 2021 a setembro de 2021) Maria Rosa ainda estava viva e gozando de boa saúde e lucidez, aos 109 anos de idade. Contava histórias sobre a mãe negra que, na realidade, morreu antes da sua fuga e sobre outras tragédias que vivenciou ao longo da vida, possivelmente durante a revolução tenentista no Rio Grande do Sul, quando as mulheres tinham os seios decepados para que não amamentassem os filhos e as crianças eram cruelmente mortas, fato que presenciou e do qual escapou com vida porque se escondeu dentro de um tronco de árvore.

Este livro retrata a trajetória amarga e doce de Morena Rosa, uma menina que fugiu da escravidão em busca da liberdade e a encontrou no seio de uma tribo indígena do sul do Brasil. Esta é uma história real, de superação, força e coragem que, assim como tantas outras narradas por negros e indígenas, reflete a história do próprio país.

Editora Bichinho 2021
Todos os Direitos Reservados
CNPJ: 33.791.687/0001-80
contato@editorabichinho.com.br

Vamos falar sobre o seu projeto?